Jequitinhonha Alimentos aposta na diversificação do mix com lançamentos de novas linhas

10/10/2019 Lançamentos

As marcas especializadas em café e produtos matinais regionais do interior de Minas Gerais têm mostrado a sua força com o ótimo desempenho nos negócios em virtude de um mercado crescente nesse segmento. Tal cenário tem impulsionado o investimento na diversificação do mix de produtos como vem fazendo o Café Jequitinhonha desde 2018, que já projeta um incremento de até 300% nas vendas dos produtos de marca própria para 2020 com os lançamentos e ampliação da linha de produtos. Com grande atuação há mais de 21 anos nos vales do Jequitinhonha e do Rio Doce e nas regiões Norte e Leste de Minas, e em processo de expansão de mercado nas regiões Centro-Oeste e Central do estado, a empresa está  investindo em dois lançamentos: a linha de azeitonas Jequitinhonha, em embalagem pouch de 300g, nas versões recheada, fatiada, com ou sem caroço, próprias para aperitivos e receitas, e pela primeira vez aposta em um produto que não  faz parte da linha de matinais, abrindo ainda mais o leque de perspectivas. Na linha matutina a empresa lança o composto lácteo Jequitilac, 400g, produto que vem crescendo no mercado, por ser mais acessível.  

Além dessas novidades, devido à grande demanda, a Jequitinhonha Alimentos leva ao mercado mais quatro sabores do Refresco Jequitinhonha, com lançamento previsto para 2020. O refresco em pó, de 240g, chegou ao mercado em 2018 como um produto diferenciado no seu segmento, pois a marca optou por acrescentar frutas e não a excelência de fruta, fazendo com que o consumidor sentisse uma grande diferença de sabor. Os sabores acrescentados ao mix, além dos que foram incluídos no ano passado são: goiaba, tangerina, pêssego e manga. Ao todo, o mix da marca própria da empresa Jequitinhonha Alimentos inclui 18 itens, além de três marcas de café produzidas nas categorias: Café Jequitinhonha, Café Sicafé, Café Forte Serra Lima, produtos que possuem a mais alta qualidade e sabor único no mercado e que representam até 80% do faturamento da indústria Jequitinhonha Alimentos, mantendo-se como os produtos “carro chefe” da empresa cafeeira, que trabalha desde 2019 a campanha Economia em Dobro, mais rendimento e sabor, o que comprova o comprometimento com a qualidade.

Crescimento e marca própria

A Jequitinhonha Alimentos figura hoje, não por acaso, entre as 65 maiores indústrias de café do país no ranking produzido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). A indústria cafeeira criada na cidade de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, é uma das principais marcas de café que atuam de forma regionalizada e tem público fiel. Para se ter uma ideia, a empresa cresceu 15% em 2018 e vem mantendo este crescimento em 2019.  Com isso, a indústria Jequitinhonha Alimentos busca expandir dentro das lojas de seus clientes, produtos que diversifiquem e complementem a linha do café da manhã. O desempenho da empresa reflete o crescimento do setor, a diversificação do mix implementada desde o ano passado e uma identidade própria em oferecer produtos diferenciados com preços competitivos combinados com qualidade e sabor. Para o empresário Luiz Carlos Moreira Barbosa, diretor-fundador da Jequitinhonha Alimentos, “a empresa está em um ritmo crescente de inovação, pois o mercado tem potencial e interesse em novos produtos. “Estamos em um momento de crescimento, que inclui o aumento da demanda pelos nossos produtos. Projetamos triplicar o faturamento com os produtos de marca própria, especialmente com a introdução de novos itens ao mix, como é o caso dos novos sabores de refrescos e um novo mercado que é de azeitonas, com capacidade de produção maior”, destaca. Luiz Carlos acrescenta que o composto lácteo veio para suprir uma lacuna deixada pelo leite em pó, um produto com preço mais elevado nos pontos de venda. A opção pelo composto enriquecido com vitaminas oferece ao cliente um produto de qualidade, porém com o preço mais acessível.

Com o lançamento dos novos produtos na Superminas, a expectativa do gerente Comercial da Jequitinhonha Alimentos, Adelmo Bicalho, é gerar bons negócios no evento e mostrar que a empresa tem novidades no portfólio e capacidade de diversificação de mix, no caso das azeitonas, produto diferente da linha trabalhadas pela empresa. “Nosso objetivo é investir em produtos com a qualidade que o consumidor desse nicho de mercado pede, pois temos a consciência de que estamos entrando num mercado muito disputado. Por isso, trabalhamos com as melhores azeitonas do mercado”, argumenta.

Nova fábrica

Outro reflexo das proporções que a ampliação dos negócios tem dado é que a Jequitinhonha Alimentos irá inaugurar em 2020 a nova unidade da fábrica na região rural de Capelinha, com capacidade de produção três vezes maior do que atual e com área construída de 4 mil m² em um terreno 10 mil m². A nova instalação chega com maquinário moderno e totalmente automatizado. Luiz Carlos acrescenta que, atualmente, a Jequitinhonha Alimentos é referência no concorrido mercado de café, mantendo-se presente nas grandes redes, uma amostra de que a marca está bem posicionada no seu universo de atuação. “Demos início a esta expansão em 2018, ano que fizemos 20 anos de mercado e vimos a necessidade de abrir novos horizontes comerciais com o projeto de marca própria. Lançamos o refresco em pó 240g com adição de frutas nos   sabores de laranja, abacaxi, limão, uva, morango, maracujá. Na mesma época, a diversificação do mix incluiu também o Cappuccino Jequitinhonha Classic, de 200g, Leite Integral Jequitinhonha, de 400g; achocolatado instantâneo RadCau, 300g, além de trabalharmos nosso carro chefe, as linhas de cafés tradicional e extra forte”, diz.