Carlos Doné e Marcelo Ligere abordam a comunicação no varejo

17/10/2018 Geral

Trazendo a reflexão sobre a relação entre o comércio e a comunicação no processo de construção de marcas, o jornalista e publicitário Carlos Doné e o administrador, especializado em Marketing e MBA, Marcelo Ligere, palestraram sobre “A comunicação no varejo”, no segundo dia da Super Minas.

Bem atenta a tudo que disse os palestrantes, a supermercadista Melissa Azevedo, proprietária do Hiper Azevedo, em Barão de Cocais, disse que a palestra foi importante para perceber que as marcas devem ser melhor identificadas, construídas com mais proximidade da diretoria e do cliente, gerando uma diferenciação maior do concorrente. “E sempre lembrar da experiência do cliente, que precisa ter uma experiência muito boa do seu negócio”, completa.

Segundo Doné, 58% das pessoas têm confiado menos nas informações que circulam nas redes sociais devido ao fenômeno das fakes news, o que, para ele, pode prejudicar bastante os negócios. O consultor em prestação de serviços na indústria de bens de consumo e para redes supermercadistas, Luciano Guimarães Garcia, aponta que as redes sociais trouxe um novo desafio para os varejistas, que é aprender a lidar com as fake news.  “Todo mercado varejista vai ter que estar bem atento, porque é uma coisa recente que surgiu com as novas mídias. Hoje, o varejista e a indústria terão que se preocupar um pouco mais com os seus consumidores”, afirma.

Por outro lado, essas mídias podem auxiliar no processo da construção de marcas, agregando valor ao negócio. Diante disso, o consultor internacional do Linkedin para negócios e carreiras, Luiz Carlos de Oliveira, acredita que “o supermercadista precisa, realmente, entender qual é o feedback que o cliente espera de um supermercado em termos de atendimento, respeito, foco, instalação organizada e limpa”.

Mais Lidas