Bebidas Mineiras
A Superminas – Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação, que será realizada nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Expominas em Belo Horizonte, terá um espaço, de 4, 09 mil metros quadrados, exclusivo para as bebidas produzidas em Minas Gerais. Com isso, a área de feira, que ocupava 30.702m² metros passa para um total de 34.796m².
A iniciativa é uma parceria entre a Associação Mineira de Supermercados (AMIS), organizadora da Superminas, e o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas).
O propósito é valorizar ainda mais a produção mineira de bebidas com a exposição da categoria em um dos maiores eventos do varejo supermercadista do Brasil.
SAIBA MAIS SOBRE BEBIDAS MINEIRAS
Além de ser uma categoria de produtos importante dentro da loja supermercadista e de estar associada a bons momentos, de confraternização, festas e comemorações, a bebida é também de grande relevância para a economia mineira. Dados do Ministério da Economia (2020), compilados pelo Sindbebidas mostram que em Minas Gerais existem 414 indústrias de bebidas em operação, que geram 9.113 empregos.
O valor bruto da produção industrial – VBPI, (que inclui totalidade das transferências realizadas mais as vendas efetuadas pela unidade somadas às variações dos estoques) foi de R$ 9,93 bilhões, também em números de 2020.
As micro, pequenas e médias empresas representam 97,6% das unidades fabris. A participação da indústria de bebida mineira no total nacional é de 13,8%. No acumulado de janeiro a julho de 2022, a arrecadação de ICMS do setor em Minas Gerais foi de R$ 1.164 milhão, com crescimento de 27,02% sobre o mesmo período de 2021.